sábado, 20 de junho de 2009

Ética em compras - parte 1

A ética nas negociações[1]

Para discutirmos o tema ética, temos que considerar o fato de existirem muitos aspectos no envolvimento de relacionamentos intra e entre empresas, que podem nos levar a diferentes conotações e gravidades.

Alguns países são mais ou menos sensíveis ao que diz respeito a presentes e recepções. Alguns, toleram subornos em negócios, enquanto outros não; discriminam disfarçadamente ou explicitamente algumas minorias como mulheres, deficientes, pobres, negros e outras raças por exemplo; permitem ou não ambientes de trabalho insalubre e inseguros; punem rigorosamente ou fecham os olhos para problemas ambientais causados pelas operações empresariais.

Devemos ter cuidado ao analisar estas variáveis, e decidir como devemos nos comportar frente a elas.

Compete ao administrador decidir se sua empresa “dança conforme a música”, comportando-se de acordo com os costumes locais, estabelecendo assim um vínculo com as relações da comunidade, sempre aceitando e praticando por exemplo, atitudes consideradas “boas”, não aceitando as atitudes “más”.

Conforme o parágrafo 1 do código de ética do Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras, o CBEC, “Não basta ser ético e honesto, é essencial parecer como tal. Devem ser evitadas situações, ações e comunicações que possam ser percebidas como comportamento impróprio ou aético visto que as conseqüências disso poderão causar dano à imagem do profissional de compras como se, realmente, tivessem ocorrido” [2].

Todo ser humano tem a consciência do que é ser bom ou mau, do que é certo ou errado, do que tem ou não valor.

Em nosso cotidiano, seja pessoal ou profissionalmente, sabemos que se estamos buscando obter vantagens indevidas ou tomando atitudes injustas.

Nossa consciência nos alerta frente às nossas atitudes negativas, e estes alertas nos trilham nos caminhos da ética.



[1] SUCUPIRA, Cezar. (http://www.administradores.com.br/artigos/etica_em _compras/27848/ )

[2] CBEC, Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras, ( http://www.cbec.org.br/etica.html )Normas de conduta e recomendações

Nenhum comentário: