quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Cuidado! O que você diz pode ter um peso muito maior do que imagina...

Eu pensei muito no assunto, não compartilhei nada em redes sociais até então porque eu não achava que poderia contribuir – sim, penso nas coisas que escrevo mesmo sem ser um digital influencer – até que aconteceu uma coisa que me fez mudar de ideia.
Não há quem não saiba de um caso extremamente infeliz da morte de um cachorro em uma loja de uma rede de hipermercados. Certo?
Eu, como profissional de compras, participo de alguns grupos de discussão e ajuda no seguimento e me deparei com a seguinte pergunta no grupo com mais de 200 compradores (vou colocar na íntegra a pergunta e o desenrolar para depois concluir). Óbvio que omitirei nomes:
“-Pessoal, estou abrindo um BID de facilities, segurança, manut. predial e ar condicionado. Conhecem quem atue nessas 3  frentes? Em paralelo, sabem informar quem é o fornecedor de vigilância do (loja) de Osasco?”
Um dos participantes do grupo respondeu qual seria a empresa, e rapidamente, houve a seguinte resposta:
“-Esse é bom saber para nunca contratar.”
Uma terceira pessoa:
“-Foi nesse (loja) que o segurança matou o cachorro, não foi?”
Uma quarta pessoa:
“-(nome), pode esclarecer se indicou a (empresa)  para o BID, ou se disse que são o fornecedor do Carrefour? Ficou um pouco confuso rs”
A pessoa que indicou: “-Indiquei para o Bid”
Eu já pensei: olha o tamanho da irresponsabilidade. Em um grupo com mais de 200 compradores, pedem uma indicação, o fazem e daí já associam a um problema ocorrido e começam a falar mal da empresa QUE NADA TEVE A VER COM O ASSUNTO.
Por isso eu falo que, o peso do que escrevemos é muito grande. Mesmo que não sejamos digital influencers.
Pelo menos depois houve um pedido formal no grupo de desculpas por quem acusou errado. Mas mesmo assim, eu ainda estava indignado com a falta de responsabilidade daquelas pessoas em enxergarem o meio que estavam – um grupo profissional com mais de 300 compradores – e fazer uma acusação sem saber quem tinha feito o erro e etc.
Daí, quando eu já estava quase pensando em escrever, uma colega postou:
“-Pessoal. Acho que foi uma ação isolada de um funcionário. E devemos acompanhar como a empresa se portara diante do fato. Mas a (empresa acusada erroneamente) tem mais de 50 ano de mercado. E uma reputação estável. E importante analisar todos os fatos “.
Enfim, em resumo, temos que ter muito cuidado com aquilo que lemos, e principalmente, com o que escrevemos ou falamos.
Tenham certeza, achei uma barbárie o que aconteceu. Adoro animais e acho que nada justifica o que foi feito. Mas hoje, com a informação fácil como está, você em um grupo de compradores profissionais (em tese), julgar uma empresa que nem sabe se foi ela quem fez, é um erro enorme, além de uma baita gafe entre mais de 200 profissionais.
Leiam, tirem por dia pelo menos 15 minutos para ler de tudo um pouco. Algo lhe intrigou, pesquise, busque fontes. Um amigo meu comenta que as redes sociais são uma grande mesa de boteco, onde você chega, e coloca suas opiniões e não está nem aí. O erro é que, esquecem que a diferença entre a mesa de boteco de verdade e a rede social, é o alcance do que você fala ou faz.
Márcio Ranhel
Administrador
Profissional de compras há 15 anos.