terça-feira, 6 de abril de 2010

Conhecimento: o único bem que ninguém nos tira!

Certa vez, lí na recepção de um cliente (lembrando minhas épocas de vendedor) em uma revista do Rotary uma frase muito legal que dizia: "Todos somos ignorantes. Em matérias diferentes..."
Esta frase passou a ser desde então, um dos meus lemas, e, a medida que as situações surgem no dia a dia, principalmente profissional, percebo que é uma verdade.
Em outubro do ano passado (2009) entrei para a equipe de key-users de um grande projeto na implantação do ERP Oracle na empresa que trabalho. Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido em minha carreira.
Neste projeto tenho contato direto com as demais frentes envolvidas, e sendo da frente funcional de compras, tenho desde então participado de constantes reuniões para entendimento de cenários atuais, desenho de cenários futuros e sua construção. Tenho conhecido inúmeras operações que confesso não ter conhecimento que sequer existiam dentro da organização, ou de forma mais ampla, nas organizações.
Frente a isso, me vejo pensando algumas vezes em tudo o que temos realizado, e percebo o quanto sou feliz por ter feito administração de empresas, curso então criticado por muitos como "o curso que só faz quem não sabe o que quer fazer".
Neste, tive a formação básica de diversas rotinas empresariais, que me proporcionaram estar hoje neste projeto, participando de forma efetiva, muitas das vezes, mais aprendendo que ensinando. Mais escutando que falando. Mas, sempre sabendo onde chegaremos.
Frente à estas situações, qual a primeira frase que me vêm a cabeça? "Todos somos ignorantes. Em matérias diferentes..."
Pensando assim, decidi fazer algo novo por aqui no blog:
O Negócio & Ação! está prestes a completar um ano. Isso mesmo! Em junho próximo, o blog completa um ano. Contando no calendário, praticamente dois meses, ou seja, muito cedo para comemorar.
Mas, a idéia é justamente comemorar por um tempo razoável. Desta forma, iniciarei uma série de postagens de artigos redigidos por grandes amigos meus, profissionais de destaque em suas áreas, com bagagem o bastante para realizar abordagens simples e objetivas sobre seus segmentos, diminuindo assim o nosso grau de ignorância nas diferentes matérias de cada um.
Teremos postagens sobre contabilidade, T.I., ERP, direito, viagens corporativas e enfim, uma gama de artigos diretamente ligados ao ambiente corporativo e que com certeza vão agradar a todos, além claro de quebrar alguns conceitos e gerar questionamentos.
Espero que gostem.
Sugestões para artigos, escrevam para negocio.acao@gmail.com