quinta-feira, 11 de junho de 2009

Invasão de campo

Nunca fui de me importar com marcas, muito menos com moda. Sempre tive a opnião de que sendo bom, com boa qualidade e barato, eu me satisfaria.
Mas, por algum motivo, comecei a notar que boa parte de minhas roupas, tênis e etc, enfim, equipamentos de um esportista de fim de semana eram de uma determinada marca: Adidas.

Eu nada sabia desta marca então, a não ser que seus produtos me atraiam ( e ainda me atraem muito). Um dia, passenado em um shopping, entrei em uma livraria - coisa que confesso infelizmente não fazer muito - e encontrei um livro que me chamou a atenção, e é ele que indico à vocês: Invasão de campo, de Barbara Smit. O livro conta a história de como surgiu a Adidas e a Puma, duas das principais fabricantes de equipamentos esportivos do mundo, inclusive as mais antigas. Aos que não sabem, as duas empresas foram formadas pela divisão da fábrica de sapatos esportivos - isso mesmo, eram chamados na época de sapatos. Muito interessante conhecermos como se criou o MKT esportivo pela figura de Adi Dassler.

Adi Dassler (Adi é a abreviação de Adolf) era o irmão mais novo de Rudolf Dassler. Enquanto o irmão mais velho tinha seus ideais relacionados ao patriotismo alemão, e ao seguimento das doutrinas militares de Hittler, sendo inclusive um de seus oficiais, Adi se empolgava com o desenvolvimento de sapatos esportivos, fazendo amizade com atletas, visitando campos, pistas de atletismo e enfim, desenvolvendo seus produtos de acordo com o que seus clientes precisavam, e em contrapartida, seus clientes, os atletas usavam - e saiam em diversas fotos - usando nas olimpiadas e demais eventos esportivos da época, os sapatos de três listras.

Ainda estou lendo o livro, e recomendo à todos que assim como eu, são amantes das práticas do MKT, em especial também amantes do esporte como um todo.

A título de curiosidade: você sabia que o nome Adidas vem da fusão da abreviação do nome Adolf e uma pequena abreviação do sobrenome Dassler? Adi+das. Você também sabia, que as três listras surgiram como um acabamento para as três costuras laterais que os sapatos exclusivos dos irmãos Dassler tinham?

Boa leitura!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Marcio tudo bem?

Muito legal este artigo sobre marcas. Conheci em MBA em Marketing um dos melhores profissionais desta área no Brasil e exterior, senhor Licon Seragini, procure este nome no google. O foco desse profissional é justamente criação de marcas e embalagens ( Branding). Grande abraço, Camilo.