Nunca fui de me importar com marcas, muito menos com moda. Sempre tive a opnião de que sendo bom, com boa qualidade e barato, eu me satisfaria.
Mas, por algum motivo, comecei a notar que boa parte de minhas roupas, tênis e etc, enfim, equipamentos de um esportista de fim de semana eram de uma determinada marca: Adidas.
Eu nada sabia desta marca então, a não ser que seus produtos me atraiam ( e ainda me atraem muito). Um dia, passenado em um shopping, entrei em uma livraria - coisa que confesso infelizmente não fazer muito - e encontrei um livro que me chamou a atenção, e é ele que indico à vocês: Invasão de campo, de Barbara Smit. O livro conta a história de como surgiu a Adidas e a Puma, duas das principais fabricantes de equipamentos esportivos do mundo, inclusive as mais antigas. Aos que não sabem, as duas empresas foram formadas pela divisão da fábrica de sapatos esportivos - isso mesmo, eram chamados na época de sapatos. Muito interessante conhecermos como se criou o MKT esportivo pela figura de Adi Dassler.
Adi Dassler (Adi é a abreviação de Adolf) era o irmão mais novo de Rudolf Dassler. Enquanto o irmão mais velho tinha seus ideais relacionados ao patriotismo alemão, e ao seguimento das doutrinas militares de Hittler, sendo inclusive um de seus oficiais, Adi se empolgava com o desenvolvimento de sapatos esportivos, fazendo amizade com atletas, visitando campos, pistas de atletismo e enfim, desenvolvendo seus produtos de acordo com o que seus clientes precisavam, e em contrapartida, seus clientes, os atletas usavam - e saiam em diversas fotos - usando nas olimpiadas e demais eventos esportivos da época, os sapatos de três listras.
Ainda estou lendo o livro, e recomendo à todos que assim como eu, são amantes das práticas do MKT, em especial também amantes do esporte como um todo.
A título de curiosidade: você sabia que o nome Adidas vem da fusão da abreviação do nome Adolf e uma pequena abreviação do sobrenome Dassler? Adi+das. Você também sabia, que as três listras surgiram como um acabamento para as três costuras laterais que os sapatos exclusivos dos irmãos Dassler tinham?
Boa leitura!
Mas, por algum motivo, comecei a notar que boa parte de minhas roupas, tênis e etc, enfim, equipamentos de um esportista de fim de semana eram de uma determinada marca: Adidas.
Eu nada sabia desta marca então, a não ser que seus produtos me atraiam ( e ainda me atraem muito). Um dia, passenado em um shopping, entrei em uma livraria - coisa que confesso infelizmente não fazer muito - e encontrei um livro que me chamou a atenção, e é ele que indico à vocês: Invasão de campo, de Barbara Smit. O livro conta a história de como surgiu a Adidas e a Puma, duas das principais fabricantes de equipamentos esportivos do mundo, inclusive as mais antigas. Aos que não sabem, as duas empresas foram formadas pela divisão da fábrica de sapatos esportivos - isso mesmo, eram chamados na época de sapatos. Muito interessante conhecermos como se criou o MKT esportivo pela figura de Adi Dassler.
Adi Dassler (Adi é a abreviação de Adolf) era o irmão mais novo de Rudolf Dassler. Enquanto o irmão mais velho tinha seus ideais relacionados ao patriotismo alemão, e ao seguimento das doutrinas militares de Hittler, sendo inclusive um de seus oficiais, Adi se empolgava com o desenvolvimento de sapatos esportivos, fazendo amizade com atletas, visitando campos, pistas de atletismo e enfim, desenvolvendo seus produtos de acordo com o que seus clientes precisavam, e em contrapartida, seus clientes, os atletas usavam - e saiam em diversas fotos - usando nas olimpiadas e demais eventos esportivos da época, os sapatos de três listras.
Ainda estou lendo o livro, e recomendo à todos que assim como eu, são amantes das práticas do MKT, em especial também amantes do esporte como um todo.
A título de curiosidade: você sabia que o nome Adidas vem da fusão da abreviação do nome Adolf e uma pequena abreviação do sobrenome Dassler? Adi+das. Você também sabia, que as três listras surgiram como um acabamento para as três costuras laterais que os sapatos exclusivos dos irmãos Dassler tinham?
Boa leitura!
Um comentário:
Ola Marcio tudo bem?
Muito legal este artigo sobre marcas. Conheci em MBA em Marketing um dos melhores profissionais desta área no Brasil e exterior, senhor Licon Seragini, procure este nome no google. O foco desse profissional é justamente criação de marcas e embalagens ( Branding). Grande abraço, Camilo.
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