sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Significado de Disruptivo

 

Significado de Disruptivo

adjetivo

Que provoca ou pode causar disrupção; que acaba por interromper o seguimento normal de um processo; interruptivo, suspensivo.

Que tem capacidade para romper ou alterar; que rompe.[1]


Eu promovi uma disrupção em um seguimento normal da minha vida e de minha carreira. Depois de mais de 18 anos em uma mesma empresa, pedi demissão, e iniciei um novo projeto em um outro segmento, longe de casa (pra quem mora em São Paulo, SP sabe como isso importa), e só depois de quatro meses o frio na barriga começa a passar, mesmo já tendo feito entregas muito boas no novo desafio.

Não deixei nada de ruim para trás, pelo contrário, tenho lá vários amigos e portas abertas, mas eu sempre me perguntava: dezoito anos... qual é o limite? O seguimento normal de um processo ele pode não só te deixar em uma posição de conforto, como pode te deixar fazer aprender com o novo, porque nada pode ser mais tão novo, dependendo do ambiente em que se vive. Ainda, a posição de conforto nos tira o alerta instintivo, primitivo que nos manteve vivos desde a ancestralidade.

Quem nunca ouviu um relato de um piloto de corrida que diz que em um GP com mais de 50 voltas na mesma pista o tédio não existe, porque se ele se descuidar, ele não só pode se acidentar com um traçado errado, como o seu oponente pode se aproximar e colocar a posição dele em risco?

O grande segredo é: eu não me sentia mais ameaçado, muito menos desafiado, e além do mais, não tinha perspectivas de crescimento onde eu estava. Da mesma forma, não podia largar mão de tudo, ficar sem um emprego e viver do nada.

Tomei a decisão de continuar focado nas minhas atividades, por mais que fossem normais demais para mim, e sinceramente sem muita emoção, refiz meu LinkedIn do zero, trazendo o melhor e mais honesto do que havia de mim para aquele tipo de ferramenta. Não fiz isso em um dia. Levaram-se pelo menos uns 20 dias entre versões no word, 2, 3 amigos lendo, criticando e eu aceitando as críticas e corrigindo, porque eu pedi ajuda para isso mesmo, e enfim... LinkedIn pronto. Criei meu perfil de busca as vagas e em menos de 2 meses um contato com uma proposta me desafiando, gritando para mim que era algo que eu teria que me reinventar, fazer o que eu sabia, buscar o novo e criar o resto que faltasse. Quis demais a vaga para mim.

Foi um processo de seleção extenso, e o mais curioso: eu tinha que a vaga era minha. Estava certo na minha cabeça. Só a ansiedade que me matava porque o processo não finalizava.

Um dia, à tarde, em um quarto de hospital, após voltar de uma intervenção cirúrgica simples, meu telefone toca e era a empresa perguntando se eu poderia em 2 dias estar lá fazendo uma entrevista com um dos sócios. Dúvidas? Nenhuma. De camisola cirúrgica, na cama, disse que sim, e em 2 dias estava em uma entrevista com um dos sócios da empresa que hoje estou.

Não acredito em histórias de destino e etc, muito menos em conto de fadas. Mas entre eu estar a 18 anos na mesma empresa, sabendo dia após dia, 100% do que aconteceria sem ser surpreendido ou desafiado, e, estar em uma nova empresa, com literalmente, tudo novo, teve que ter atitude. Decidir que eu precisava de algo novo, reconhecer que meu LinkedIn não era bom o bastante, decidir pedir ajuda para melhorá-lo e receber críticas duras por isso e aceitar todas...

Enfim, sou muito grato por tudo que me foi proporcionado em 18 anos de empresa, e tenho muita saudade de meus amigos que lá ficaram.

A vida precisava continuar, e assim foi.

O futuro, não sabemos, tudo é possível. Até se reencontrar por ai.



[1] DICIO, Dicionário on line de Português: https://www.dicio.com.br/disruptivo/#:~:text=Significado%20de%20Disruptivo,romper%20ou%20alterar%3B%20que%20rompe.

Nenhum comentário: